Você está aqui: Página Inicial / CRA/RR recomenda retificação de edital da Agência Desenvolve

CRA/RR recomenda retificação de edital da Agência Desenvolve

por assessoria de comunicação publicado 11/01/2018 15h05, última modificação 11/01/2018 15h03
CRA/RR recomenda retificação de edital da Agência Desenvolve

edital

No entendimento do Conselho Regional de Administração o cargo de analista em administração oferecido no concurso da Agência deve ser exercido apenas por administradores formados ou tecnólogos em administração.

 

Ao saber do cargo de analista em administração oferecido no concurso lançado pela Agência Desenvolve Roraima (antiga Agência de Fomento do Estado – AFERR), no dia 05/01/2018, o Conselho Regional de Administração (CRA/RR) protocolou recomendação junto à Fundação Ajuri – empresa contratada para  promover o concurso – no sentido de retificar o edital, uma vez que, no entendimento Conselho, a função de analista em administração deve ser exercida exclusivamente por graduados em administração ou tecnólogos devidamente registrado no CRA/RR.

A Fundação Ajuri, mesmo com a intervenção respaldada juridicamente do CRA/RR, recebeu a recomendação e indeferiu o pedido no dia 8 de janeiro. No teor da resposta, apenas que há nas atribuições do cargo ora em questão, funções que não dizem respeito aos administradores, tais como: atendimento ao público, geração de arquivos, entre outros. Conforme informado pela própria fundação a resposta foi confirmada pela Agência Desenvolve Roraima – autarquia do Governo do Estado.

O vice-presidente do CRA/RR, Adailton Galvão, disse que ignorar as funções de uma categoria é um desrespeitoso com a classe de administradores, pois a categoria sabe dos direitos adquiridos e das funções as quais lutaram pelo diploma de graduação.

 “Uma vez não atendidas as recomendações, o CRA vai continuar tentando conversar com a instituição, buscando maneiras razoáveis para solucionar o problema, sem mal-estar e, assim, respeitando toda categoria dos profissionais em administração, obviamente orientado pelo jurídico do CRA/RR. Se preciso for seguiremos até a última instância de direito para atender a categoria com respeito”, afirmou Galvão.  

A assessoria de comunicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) respondeu que, mesmo a Ajuri pertencendo à unidade de ensino, a instituição tem total autonomia para decisões e que não deve interferir nesse tipo de pleito.

 

Tire as conclusões. O que diz o edital do concurso no anexo I

 Carreira Administrativa (ADM) - Analista Administrativo:

Compreende os empregos que têm como atribuição realizar atividades de natureza administrativa, atendimento ao público interno e externo, otimização de processos, visando o cumprimento de prazos, mantendo relações interpessoais adequadas e necessárias ao bom andamento dos trabalhos:

 

Executar serviços de digitação, compilação de dados e informações;

  • Receber, encaminhar, arquivar, controlar documentos e correspondências;
  • Atender ao público interno e externo, prestando informações e encaminhando providências;
  • Preencher formulários diversos;
  • Realizar procedimentos relativos à manutenção, guarda e segurança de bens patrimoniais;
  • Executar o processo de requisição de materiais, recebimento e guarda na sua unidade;
  • Elaborar planilhas, apresentações, textos e correspondências;
  • Auxiliar na elaboração de demonstrativos e informações a serem prestadas aos órgãos fiscalizadores;
  • Auxiliar na conferência de dados, informações e documentos;
  • Auxiliar na implantação e manutenção dos controles internos pertinentes a sua área de atuação;
  • Executar outras atividades correlatas, atribuídas e designadas pelo seu superior imediato;
  • Coordenar atividade de pequeno núcleo.
Publicações