Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / NOTÍCIAS CRA-RR / Palavra do Presidente

Palavra do Presidente

por Eliete Guimaraes Pereira publicado 20/12/2018 11h05, última modificação 20/12/2018 11h05

Finalizamos mais um ano, e que ano! 2018 foi marcado por grandes mudanças no cenário político econômico e financeiro provocados por dentre outros fatos: o impeachment, a copa do mundo e eleições. E meio às dificuldades e mudanças que nosso país atravessa vale lembrar a frase do talentoso artista Jean Cocteau, "Ele não sabia que era impossível foi lá e fez." Esse pensamento em sua essência nos provoca a atitude de empreendedorismo frente aos desafios enfrentados, especialmente nós, enquanto profissionais das áreas de Administração.

Nunca precisamos tanto de pessoas comprometidas com o crescimento do país, de gestores públicos, de administradores e técnicos que atuem com ética e cidadania em posições de decisão que saibam julgar o que é melhor para a interesse público e que tenham convicção de que suas decisões impactam a vida de muitas pessoas, senão a de todo um país.

Em meio a tantos intempéries aceitei o desafio de ser presidente deste nobre Conselho. Sinto-me honrado por isto, e agradecido venho registrar meus sinceros agradecimentos pelo que pudemos viver ao longo destes dois anos enquanto presidente do CRA-RR.

A todos os profissionais e empresas registrados que participam ativamente de seu Conselho de classe com sugestões, críticas e denúncias, bem como do momento eleitoral do Sistema CFA/CRA’s. Agradecemos a vocês que valorizam a profissão e fazem a diferença mantendo seus registro ativo e em dia por uma questão de consciência profissional, prestando seus serviços à sociedade com louvor. Aos profissionais que têm zelo pela coisa pública, e se unem em prol da classe e pela valorização da profissão.

Às Instituições de Ensino Superior e acadêmicos que em mais um ano tem recebido o CRA-RR de portões abertos prestando todo apoio necessário em cada visita técnica, contribuindo assim com os mesmos objetivos deste Conselho: A valorização da classe. Nesse sentido, desde 2016 a Diretoria de Fiscalização e Registro vem realizando um trabalho de fiscalização orientativa nas Instituições de Ensino Superior direcionada ao público acadêmico bem como os docentes que lecionam matérias de Administração. Tive o imenso prazer de acompanhar todas as visitas técnicas nas Instituições. O efetivo trabalho alcançou, não sendo preciso, 700 acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnólogos de Gestão Hospitalar, Gestão de Recursos Humanos, Gestão ambiental e Técnicos em Administração. Marcamos presença nos eventos voltados à profissão realizados no Estado pelas Instituições de Ensino Superior e Sistema S.

Este ano, em parceria com Conselho Federal de Administração pudemos também realizar o Curso de Capacitação em MPE’s com certificação pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Registro nossa gratidão ao Diretor da Câmara de Formação Profissional – Adm. Mauro Kreuz – que encabeçou o projeto e não mediu esforços para que este acontecesse em Roraima. Deixo também o meu ‘muito obrigado’ aos Coordenadores do CADECON da Universidade Federal de Roraima – UFRR que disponibilizaram o auditório do Bloco II para realização das aulas presenciais, bem como a presteza e aplicabilidade de cada professor nas matérias explanadas e de toda a equipe técnica do FIA que deu o devido suporte. Tal evento oportunizou lançarmos no mercado uma turma de 42 (quarenta e dois) Administradores aptos a prestarem consultoria às Micro e Pequenas Empresas.

Na oportunidade antecipo que o Conselho tem o propósito de ofertar um curso de Perito Judicial em convênio com o CRA-AM e contamos com vocês para fechar uma turma ainda neste exercício.

Agradeço profundamente aos nobres Conselheiros de batalha que formam a Diretoria Executiva deste Conselho, que mesmo com os percalços com relação à indisponibilidade de tempo e outras mais, procuraram empenhar-se em colaborar para que se mantivesse a Estrutura Administrativa deste Conselho. Agradeço aos demais Conselheiros que por motivo de força maior não puderam permanecer até o fim do mandato, mas que prestaram sua valiosa contribuição pelo tempo que ficaram, certos de que juntos buscamos tomar decisões assertivas visando sempre o interesse da classe. Dentre as decisões administrativas tomadas destacamos a padronização dos processos licitatórios, a realização do primeiro pregão eletrônico para aquisição de equipamentos de informática para compor o data center do CRA-RR e o zelo pela transparência de cada processo nos portais de publicidade.

Finalizo enfatizando o aprendizado obtido convicto de que cada decisão tomada foi no viés de promover maior assertividade possível dentro das viabilidades e recursos disponíveis.

Sou imensamente grato a cada colaborador do CRA-RR! São vocês que fazem a coisa acontecer no dia a dia do Conselho.  Faço questão de mencionar que preocupado em atender as demandas da sociedade e em ofertar serviços da melhor maneira possível a todos, decidimos em plenário por reforçar nossa equipe de trabalho do CRA-RR convocando mais dois candidatos para a vaga de Assistente Administrativo do processo Seletivo nº 01/2014, zelando sempre por oferecer um atendimento com eficiência e uniformidade, observando os princípios que norteiam a Administração Pública.

Termino convidando você a unir esforços conosco afim de trabalharmos pelos mesmos objetivos, em prol da classe. Afinal, como aprendemos na Teoria dos Sistemas “o todo é maior que a soma de suas partes” e o resultado desta soma tornará, inevitavelmente, um conselho cada vez mais forte!

Por fim, agradeço a Deus por sua bondade e misericórdia que nos fortaleceu para continuar essa árdua e nobre missão, com respeito ao próximo e aos princípios éticos.

E finalizo desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muitas realizações e conquistas!

 

Adm. Charles Barbosa Mendes

Presidente do CRA-RR

Publicações